Parque Tanguá completa 28 anos com uma das vistas e pôr do sol mais bonitos de Curitiba


Parque é o mais procurado por turistas que buscam ficar em contato com a natureza e ter uma vista panorâmica de tirar o fôlego - Imagem: Daniel Castellano/SMCS

Considerado um dos parques mais bonitos da cidade e com o pôr do sol mais exuberante de Curitiba, o Parque Tanguá completa 28 anos neste sábado, dia 23 de novembro. Criado pelo prefeito Rafael Greca na sua primeira gestão, em 1996, o parque é o mais procurado por turistas que buscam ficar em contato com a natureza e ter uma vista panorâmica de tirar o fôlego.

“O Parque Tanguá representa o cuidado que Curitiba tem com a natureza e com o meio ambiente. O local que abrigava uma antiga pedreira foi transformado em uma unidade de conservação. Fizemos isso em 1996, já mostrando como Curitiba é uma cidade inovadora e inteligente”, disse o prefeito Rafael Greca. 

Um dos atrativos do Parque Tanguá, nome indígena que significa “baía das conchas”, é a cascata de 65 metros de altura que cai da parte superior do paredão de rocha da antiga pedreira. Na parte superior do parque fica o Jardim Poty Lazzarotto (1924-1998), em estilo francês, homenagem ao artista plástico curitibano, com canteiros de flores, espelhos d’água e chafarizes.

Também na entrada superior do parque, outro destaque do Tanguá é o belvedere, em semicírculo, com três pisos distribuídos em decks metálicos, bistrô, loja e um mirante, em duas torres de observação. 

Boas fotos

Confirmando a vocação para preferido dos turistas, na tarde desta sexta-feira, dia 22, vários grupos de turistas passeavam pelo Parque Tanguá. Moradores de São Caetano do Sul (SP), São Paulo, Volta Redonda (RJ) e Nova Friburgo (RJ) conheceram o parque pela primeira vez e se surpreenderam com a paisagem.

O casal de namorados João Vitor Barroso Almeida e Francine Sanglar, de Nova Friburgo, pretendem voltar mais vezes ao Tanguá e trazer seus familiares. 

“Vocês têm parques mais bonitos. Se a gente morasse aqui em Curitiba iria vir todos os dias. Aqui traz paz para a gente, porque é próximo da natureza”, disse Francine.

“Quando estávamos descendo para cá pensei em trazer nossos pais, passear aqui aos fins de semana, vir com as pessoas que a gente ama e também trazer nosso cachorro junto”, disse João Vitor. 

Para o casal Julia Marins Amorim e Samuel Amorim o passeio também foi inesquecível. Eles chegaram na quinta-feira (21/11) de Volta Redonda e usaram o ônibus da Linha Turismo da Prefeitura para conhecer o Parque Tanguá. 

“É muito bonito esse parque, gostei da vista panorâmica. Agora vamos na parte de baixo ver a cascata”, disse Julia. “Tiramos muitas fotos e vou recomendar aos meus amigos que venham conhecer Curitiba e o Parque Tanguá”, completou Samuel Amorim. 

Decorando o Natal 

O Parque Tanguá também está na programação do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2024 e recebeu duas árvores com 20 metros de altura. 

As árvores vão decorar a Noite do Coração, quando o Parque Tanguá será palco de 40 artistas celebrando o Natal, de 18 a 23 de dezembro, às 19h30. Na celebração, as crianças vão ganhar “corações iluminados”, patrocinados pelo Minipreço. 

O parque também vai ter uma nova atração permanente: uma escultura do Pégasus, o cavalo alado. A decoração produzida pelo atelier do Memorial Paranista ficará na parte central da cabeceira do espelho d ‘água.

Serviço

Parque Tanguá
Rua Oswaldo Maciel, 97, bairro Taboão
Horário de funcionamento:
Parque – das 6h às 20h, diariamente
Bistrô – das 8h às 19h, diariamente
Sanitários – das 8h às 18h

Anterior Rio Branco do Sul mantém Índice de Transparência Pública pelo segundo ano consecutivo
Próximo Colombo avança na formação da Guarda Municipal e reforça compromisso com a segurança pública