Na manhã da última quinta-feira, dia 22, aconteceu a Solenidade de Entrega de Comando da 2ª Companhia do 22º Batalhão. O ato aconteceu na Associação dos Servidores Municipais de Almirante Tamandaré. Na ocasião, o Capitão Emerson Ferreira passou o comando da Companhia ao 1º Tenente Ronaldo Alves. Além do Comandante do 22º Batalhão de Polícia Militar, Tenente-Coronel Itacir, participaram do evento o Excelentíssimo Prefeito de Almirante Tamandaré, Gerson Colodel, acompanhado de secretários e diretores municipais de Almirante Tamandaré e Campo Magro, também se fizeram presentes oficiais e praças do 22º BPM, além de diversas autoridades e membros da sociedade civil.
As autoridades presentes enalteceram o trabalho prestado pelo Capitão Ferreira e desejaram boa sorte ao novo Comandante da 2º Cia de Almirante Tamandaré.
O Capitão Ferreira falou que esta é a sua quarta passagem pelo Comando da 2ª Cia/22º BPM da Polícia Militar de Almirante Tamandaré e Campo Magro, que por duas vezes entre os anos de 2013 e 2015 ficou há época no Sub Comando com o Capitão Kerber e após isto retornou no Sub. Comando com o Capitão Lúcio. Posteriormente saiu e assumiu como Comandante da 2ª Cia por volta de 2016 para 2017, que acumulou com o Comando da 3ª Cia do Rio Branco do Sul também (2 companhias simultaneamente comandadas por Ferreira). “E agora em 2022 retornei do Centro de Operações da Polícia Militar ao Comando da 2ª Cia/22º BPM ficando por alguns meses e repasso em 22/09/2022 oficialmente o bastão para o 1º Ten. Ronaldo Alves para dar continuidade ao ótimo trabalho até aqui realizado pelo 22º BPM e com a participação ativa do Cap. Ferreira em várias operações locais demandadas e apoiadas pelos Altos-Comandos da Corporação, pelo Coronel Ribas e pelo Coronel Itacir”, afirmou Capitão Ferreira.
O Capitão Ferreira relatou que aceitou o convite do Comandante Coronel Itacir para chefiar o Setor de Planejamento do 22º BPM com sede em Colombo que é o responsável por 10 municípios da Região Metropolitana Norte. Agradeceu ao Capitão Ferreira o apoio e o empenho aos seus 36 militares estaduais de Almirante Tamandaré e Campo Magro comandados no ano de 2022, que trabalham diuturnamente não baixando a guarda frente as adversidades. Capitão Ferreira diz que mudanças fazem parte de um ciclo, e parabeniza ao Oficial 1º Tenente Ronaldo Alves que responde agora pelo Comando da 2ª Cia no seu lugar. Perguntado pela nossa equipe sobre a defasagem de efetivo na região de Almirante e Colombo o Capitão Ferreira respondeu que está em andamento o curso de formação de soldados que irá suprir as deficiências.
Ao receber o comando da 2º Companhia do 22º Batalhão o 1º Tenente Ronaldo recebe simbolicamente a responsabilidade pelos homens e mulheres que prestam serviço na companhia que é responsável pelo policiamento operacional em dois municípios da região metropolitana, Almirante Tamandaré e Campo Magro.
O 1º Tenente Ronaldo, que está assumindo o cargo deixado pelo então Tenente Ferreira, garante que a ideia é sempre trabalhar da melhor forma possível independentemente de onde estiver. “Alguns meses atrás o Tenente Coronel Itacir me convidou para ser oficial de logística do Batalhão. Confesso que refuguei um pouco, porque eu gosto de trabalho de rua, gosto de trabalhar com a tropa na rua trabalhando, e trabalho administrativo não gosto muito. Mas enfim, a gente sempre procura trabalhar da melhor forma possível, daí falei para ele: eu assumo. Quando estava me adaptando, entrando no ritmo, chegou essa questão que o Capitão vai para outra função e daí o Coronel Itacir me chamou e falou que tinha um comando disponível e que a princípio eu que estava na vez para assumir. E perguntou se eu tinha interesse. Eu disse que com certeza, até porque é um trabalho mais voltado ao operacional, vou ter mais autonomia, vou poder voltar às ruas e aceitei o convite”, disse o Tenente Ronaldo.
De acordo com o Tenente-Coronel Itacir quando há a troca de comando, sempre há o cuidado de colocar alguém que esteja devidamente capacitado e que ele tenha condições de trazer bons resultados. “É isso que a gente sempre se preocupa”.