A Polícia Civil do Paraná (PCPR) devolveu 591 celulares furtados ou roubados a seus legítimos donos em eventos realizados neste sábado (4), em Curitiba e Cascavel. Com a ação, que integra o projeto RecuperaCel, a instituição soma 760 restituições de aparelhos somente em 2025.
As entregas foram realizadas no shopping Jockey Plaza, na Capital, e na Delegacia Cidadã, no Oeste do Estado. Em Curitiba, 421 aparelhos foram devolvidos. Já em Cascavel, 170 celulares voltaram para as mãos dos proprietários.
Maria Angélica, moradora do bairro Boqueirão, contou que ficou surpresa com a devolução: “Eu fiz o boletim de ocorrência, mas já tinha dado como perdido. Foi uma surpresa saber que foi recuperado”, disse.
O estudante de direito Matheus também destacou a eficiência da ação: “Eu fiquei impressionado. Quando recebi a mensagem, não acreditei, mas pesquisei notícias e vi que era um projeto sério”, relatou.
João Felipe, da Vila Guaíra, registrou o boletim online e não esperava reaver o aparelho: “Foi muito bom receber a notícia e conhecer esse programa que conseguiu recuperar e ainda nos entregar o celular”, afirmou.
INVESTIGAÇÕES E REPRESSÃO À RECEPTAÇÃO
Segundo o delegado Fernando Zamoner, a devolução dos aparelhos é resultado de uma força-tarefa que atuou em várias frentes. “Além da investigação dos furtos e roubos, direcionamos especial atenção à prática da receptação em comércios formais e informais de celulares. Também identificamos pessoas que estavam utilizando aparelhos fruto de crime e apreendemos esses celulares”, explicou.
O projeto integra sistemas de rastreamento, análise de dados e diligências policiais. Por meio do número de IMEI registrado nos boletins de ocorrência, os policiais conseguem individualizar cada aparelho e localizar os donos. A primeira edição aconteceu em maio, em Cascavel, quando 160 celulares foram devolvidos.
Em Curitiba, a entrega foi acompanhada de uma edição especial do programa PCPR na Comunidade. O público pôde conhecer a perícia papiloscópica, equipamentos utilizados em investigações e ainda curtir apresentações musicais da banda da Polícia Civil.
ORIENTAÇÕES AOS CIDADÃOS
A PCPR reforça a importância de registrar boletim de ocorrência e informar o número do IMEI para facilitar o rastreamento de aparelhos. Vítimas que ainda não apresentaram o dado podem comparecer à delegacia para complementar o BO. Em casos de furtos, a ocorrência também pode ser registrada pelo site da Polícia Civil.