A Polícia Militar do Paraná (PMPR) e a Polícia Civil do Paraná (PCPR) realizaram a maior apreensão de cocaína pelas forças de segurança do Estado em 2024, nesta quinta-feira, dia 28 de novembro. Cerca de 681 quilos da droga, avaliada em mais de R$ 15 milhões, foram localizadas em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba. Um homem de 25 anos e uma mulher de 23 anos foram presos em flagrante. A droga foi incinerada na manhã desta sexta-feira (29), em São José dos Pinhais.
Com uma operação conjunta, as forças de segurança do Paraná retiraram de circulação o equivalente a mais de 272 mil porções individuais destinadas a usuários. A ação reflete o impacto significativo no combate ao tráfico de drogas no Estado e o comprometimento com a segurança pública.
A primeira apreensão foi feita pela PMPR na manhã de quinta-feira (28). Na ocasião, os policiais militares encontraram um veículo abandonado em Piraquara, na Região Metropolitana, com 512 quilos da droga – ou seja, mais de meia tonelada do entorpecente. A apreensão foi feita pelo 29º Batalhão da Polícia Militar do Paraná.
Logo após ser informada sobre essa apreensão inicial, a PCPR deu início a uma investigação, que incluiu a análise de imagens de câmeras de segurança e a coleta de informações em campo. O trabalho levou os policiais civis até uma área residencial também em Piraquara, onde o casal foi encontrado em um segundo veículo estacionado, utilizado para o transporte da droga. Durante a abordagem, foram encontrados mais 169 quilos de cocaína, divididos em tabletes, no interior do automóvel.
“A atuação integrada entre a PCPR e a PMPR demonstra o comprometimento de cada instituição em cumprir suas atribuições constitucionais com excelência e dedicação. Essa eficiência é fundamental para garantir a segurança da população e o combate efetivo ao crime organizado”, afirmou o secretário da Segurança Pública do Paraná, Hudson Leôncio Teixeira.
O secretário também destacou a importância dessa operação para o povo do Paraná. “Cada quilo de droga retirado de circulação representa vidas salvas e famílias protegidas. Essa ação não só enfraquece o crime organizado, como também reforça o compromisso das forças de segurança em proteger nossa sociedade e proporcionar mais tranquilidade às comunidades.”
Segundo o delegado Thiago Andrade, a PCPR iniciou as investigações imediatamente após a localização da droga no veículo abandonado. “Logo que tomamos conhecimento da droga, iniciamos diligências para responsabilizar os autores e descobrir origem e destino da substância. Com análise de imagens, identificamos que havia outro veículo relacionado e logramos êxito em localizá-lo”, disse.
As investigações continuam para identificar outros envolvidos na organização criminosa e para determinar a origem e o destino da droga.
DENÚNCIAS – As autoridades reforçam a importância da colaboração da população no combate ao tráfico de drogas. Informações podem ser repassadas de forma anônima pelo telefone 197, da PCPR, ou pelo 181, do Disque-Denúncia. Em casos de emergência, a Polícia Militar pode ser acionada pelo número 190.