PCPR REFORÇA CAPACITAÇÃO POLICIAL NO VERÃO MAIOR PARANÁ


Policiais civis reforçarão o efetivo no Litoral e Costa Noroeste, atuando em Guaratuba, Matinhos, Pontal do Paraná, Antonina, Morretes e Porto Rico. Foto: Cristiane Cardoso/SESP
Policiais civis reforçarão o efetivo no Litoral e Costa Noroeste, atuando em Guaratuba, Matinhos, Pontal do Paraná, Antonina, Morretes e Porto Rico. Foto: Cristiane Cardoso/SESP

Agentes recebem treinamento especializado para garantir a segurança no Litoral e na Costa Noroeste durante a temporada de verão.

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) iniciou nesta segunda-feira (16), em Matinhos, a operação Verão Maior Paraná 2024/2025. A reunião marcou o reforço na capacitação de mais de 500 policiais civis que atuarão no Litoral e na Costa Noroeste, priorizando a segurança e a eficiência no atendimento à população.

A temporada de verão no Paraná começou com o pé direito para a Polícia Civil do Estado. Em uma reunião realizada no Litoral, agentes de várias regiões se reuniram para alinhar estratégias e reforçar a capacitação, visando garantir a segurança de moradores e turistas até o encerramento da operação, em 9 de março de 2025.

De acordo com o delegado Getúlio de Morais Vargas, coordenador da PCPR no Verão Maior Paraná, a operação contará com mais de 500 policiais, distribuídos por unidades localizadas em Antonina, Morretes, Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná, no Litoral, além de Porto Rico, no Noroeste. “Estamos reforçando todas as unidades, e nossos policiais já mostraram seu compromisso com a segurança ao realizar quatro prisões em flagrante desde o início da temporada”, destacou Vargas.

O trabalho também inclui o reforço nos plantões das unidades e a intensificação de investigações. “Teremos mais equipes para responder rapidamente às demandas da Polícia Militar e solucionar crimes, garantindo a instrução adequada de procedimentos policiais”, explicou o delegado Rodrigo Brown, coordenador operacional do Verão Maior Paraná.

CAPACITAÇÃO ESPECIALIZADA

Uma das novidades da temporada é o curso de padronização dos procedimentos policiais, realizado em quatro edições e com participação obrigatória para os agentes. As disciplinas abordadas incluem relacionamento com a imprensa, atendimento ao público, procedimentos em centrais de flagrantes, custódia de presos, manuseio de armamento e tiro, operações policiais e uso do sistema PPJE (Protocolo e Procedimentos de Polícia Judiciária Eletrônicos).

A capacitação também contou com palestras de representantes da Polícia Militar, Polícia Científica, Corpo de Bombeiros e Polícia Penal. Essas ações visam garantir uma atuação eficiente, coordenada e integrada.

OPERAÇÃO INTEGRADA A PCPR desempenhará papel crucial no Verão Maior Paraná, focando na investigação criminal, orientação à população, policiamento velado e especializado, e realização de  perícias papiloscópicas. O objetivo é garantir a segurança de todos que frequentarem o Litoral e a Costa Noroeste durante a alta temporada.

Anterior MOVIMENTO NA RODOVIÁRIA DE CURITIBA DEVE CRESCER 12% NA SEMANA DO NATAL
Próximo VERÃO SEGURO: CORPO DE BOMBEIROS INTENSIFICA CUIDADOS NAS ÁGUAS DO PARANÁ