Pinhais realizou mais um Mutirão de Castração


Atendimentos aos animais foram realizados na sede da Secretaria de Meio Ambiente – Imagem: Prefeitura de Pinhais

Durante quatro dias, a Prefeitura de Pinhais, por intermédio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), realizou mais um Mutirão de Castração. Os procedimentos realizados nos cães e gatos foram prestados na própria sede da secretaria aos munícipes previamente cadastrados.

No total, 607 castrações foram realizadas no Mutirão, entre os dias 5 e 9 de abril, de um total de 855 agendadas. Alguns animais não foram levados por seus tutores ou foram reprovados na avaliação pré-operatória, em função de peso inadequado, idade insuficiente, falta de jejum adequado ou problemas de saúde.

Para além do controle populacional dos animais, castrá-los tem impacto significativo na saúde deles, conforme explica a médica-veterinária Gisele Ravaneli, uma das responsáveis pelos procedimentos: “Um dos principais benefícios é a não proliferação de animais na rua. Muitas pessoas não têm como fazer uma castração de forma particular, mas o que as pessoas muitas vezes não sabem é que a castração também previne doenças nas fêmeas. A castração previne piometra, que é uma infecção intrauterina, que pode levar gatas e cadelas a óbito, além do câncer de mama. Fazendo a castração, ela não tem mais”.

Além da castração, os animais também recebem um microchip: “Ele é bem pequenininho, do tamanho de um grão de arroz. Tem um número que é como se fosse o nosso RG. Então cada animal vai ter o número diferente um do outro e pelo número do microchip, que está na região do pescoço do animal, nós vamos saber quem é o proprietário e dados como o local de residência e telefones de contato”, finaliza Gisele.

Usuária do serviço, Iva Aparecida Martins, moradora do bairro Vargem Grande, fala da importância do serviço prestado pela prefeitura: “Eu acho super importante, porque os bichinhos pegam uma idade, aí começam a procriar e é ruim para eles. Eles não tem noção. Então quem tem que ter noção somos nós adultos, para que evite ter essa procriação e eles ficarem sofrendo por aí”, comenta. 

“Porque não adianta ter esses animais e não ter condições financeiras, não poder dar o melhor para eles. Nesse sentido, essa ação da prefeitura contribui para cuidar dos animais de maneira adequada, sem ter o gasto que teria se fosse feito de maneira particular. Contribui muito. Eles atendem muito bem e é tudo agendado, tudo certinho”, finaliza Iva. 

Confira os atendimentos, separados por dias:

1° dia: 94 gatos e 76 cães = 170 animais
2° dia: 95 gatos e 66 cães = 161 animais
3° dia: 87 gatos e 74 cães = 161 animais
4° dia: 70 gatos e 45 cães = 115 animais
Total: 607 animais

Anterior Estado investe R$ 1 bilhão em rodovias do Sul, Centro-Sul, Grande Curitiba e Litoral
Próximo Lula sanciona lei que altera tabela do Imposto de Renda

Sem comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *