Pinhais recebeu etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica


Etapa classificou 50 equipes para o Salão de Robótica que acontece nos dias 30 e 31 de agosto em Curitiba – Imagem: Prefeitura de Pinhais

Na última quinta-feira, dia 27 de junho, Pinhais foi sede da etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica. O evento foi realizado no Ginásio do Caic, complexo que está localizado no bairro Maria Antonieta. A etapa é classificatória para o Salão de Robótica que será realizado nos dias 30 e 31 de agosto, em Curitiba. 

De acordo com o professor Cláudio Navarro, da empresa Multiplano Tecnologias Educacionais e um dos organizadores do Salão de Robótica, a etapa realizada em Pinhais é a última das quatro disputadas no Paraná. “Foram 150 equipes inscritas e as dividimos em quatro etapas para selecionar 50 que estarão no salão em agosto. Aqui em Pinhais, a prefeitura nos ofereceu toda a infraestrutura para que pudéssemos realizar a competição. As turmas da Rede Municipal de Ensino estão tendo contato com a robótica e agora aqui elas podem ver um pouco mais da prática e isso é muito positivo. Torna algo mais possível, mais palpável, algo que aqui em Pinhais eles já têm contato”, destaca Navarro. 

A competidora Manuella Reckziegel, da equipe Osíris, tem 14 anos e conta que a robótica começou a fazer parte da sua vida por despertar a curiosidade e o desafio. “Tive interesse nessa área justamente por essa parte dela ser complicada, porque o tanto de coisas novas que a gente aprende é muito legal. Aprendemos a superar dificuldades, é uma grande lição. Eu aprendi, junto com a minha equipe, coisas que eu nem sabia que existiam. Nós somos uma equipe de garagem, então, participamos das seletivas por nossa conta”, comenta a participante. 

Robótica em Pinhais 

Diferente de outras instâncias da Educação, que estabelecem a robótica apenas no ensino médio ou graduação, o município inovou mais uma vez, iniciando o Programa Robótica Pinhais com o atendimento a crianças a partir dos quatro anos de idade e anos iniciais do ensino fundamental. A iniciativa foi lançada no município em março de 2023.

Anterior Brasil ultrapassa EUA e já é maior exportador de algodão do mundo
Próximo Programa Armazém da Família completa 35 anos de sucesso em Curitiba

Sem comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *