PLATAFORMA PIONEIRA DO PARANÁ MONITORA SAÚDE DE MAIS DE 200 MIL IDOSOS


SIPI-PR reúne dados dos idosos e orienta ações para garantir qualidade de vida no envelhecimento. Foto: SESA-PR

Desde dezembro de 2023, o Sistema de Informação da Pessoa Idosa do Paraná (SIPI-PR) reúne dados estratégicos para orientar políticas públicas, prevenir doenças e promover o envelhecimento saudável. Já são mais de 5,5 mil profissionais cadastrados e informações de 200 mil pessoas idosas registradas.

TECNOLOGIA A SERVIÇO DA SAÚDE
Desenvolvido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o SIPI-PR é uma plataforma digital pioneira no Brasil, criada para apoiar o monitoramento e o cuidado da população idosa. Com dados coletados por equipes multiprofissionais, o sistema permite identificar precocemente riscos e necessidades, prolongando a autonomia e a independência.

UM RETRATO DO ENVELHECIMENTO NO PARANÁ

Atualmente, o Paraná tem mais de 2 milhões de pessoas com 60 anos ou mais. Foto: SESA-PR

Atualmente, o estado tem mais de 2 milhões de pessoas com 60 anos ou mais, o que representa 17,6% da população. O levantamento feito pelo SIPI-PR aponta que:

  • 65,3% são considerados robustos, com boa saúde física e mental;
  • 20,6% estão em risco de fragilização;
  • 14,1% são frágeis e precisam de cuidados contínuos.

Entre as principais queixas registradas estão esquecimento (26%), tristeza (23,6%), uso simultâneo de cinco ou mais medicamentos (22,2%) e problemas de visão (22%). As doenças mais comuns são hipertensão (40,4%), diabetes (14,6%) e insuficiência cardíaca (5,6%).

FERRAMENTA PARA GESTÃO EFICIENTE
O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, destaca que o SIPI-PR representa um avanço na forma de cuidar dos idosos.

“Estamos usando dados reais para direcionar políticas públicas e ações concretas, garantindo atenção especial a uma população que cresce e merece cuidado diferenciado”, afirma.

Segundo ele, o sistema também permite respostas rápidas e direcionadas.

“Se um município registra aumento de quedas, por exemplo, pode reforçar fisioterapia, adaptar ambientes e capacitar equipes, otimizando recursos e fortalecendo o envelhecimento saudável”, completou.

DESAFIO DO ENVELHECIMENTO POPULACIONAL
O Paraná é o quinto estado mais envelhecido do Brasil e, até 2027, deve ter mais pessoas idosas do que crianças e adolescentes. Nesse contexto, o SIPI-PR se torna fundamental para que envelhecer no Paraná signifique viver mais e melhor.

ACESSO GRATUITO PARA PROFISSIONAIS
A ferramenta é gratuita e está disponível para todos os profissionais e gestores da Rede de Atenção à Saúde (RAS) no endereço: https://sipi.saude.pr.gov.br/login/.

Anterior APÓS 40 ANOS, JOGADORES CAMPEÕES PELO CORITIBA EM 1985 RECEBEM MEDALHAS DA CBF
Próximo PANORAMA DA SAFRA PARANAENSE 2024/25: COLHEITAS DE CAFÉ E MILHO TERMINAM COM BOM RENDIMENTO APÓS CHUVAS