A Polícia Civil do Paraná (PCPR) deflagrou, na manhã desta sexta-feira (12), a terceira fase de uma operação voltada ao combate de crimes praticados contra crianças e adolescentes no ambiente virtual. A ação ocorre em diferentes municípios do Paraná, incluindo Colombo, e também em cidades de Minas Gerais.
CRIMES INVESTIGADOS
A operação tem como alvos suspeitos de cometer crimes como estímulo à automutilação, produção, compartilhamento e armazenamento de pornografia infantojuvenil, aliciamento de menores, estupro de vulnerável por meio virtual e extorsão. Em alguns casos, as vítimas foram coagidas a produzir e compartilhar conteúdos ilícitos para não serem expostas publicamente na internet.
MANDADOS CUMPRIDOS

Ao todo, são 17 ordens judiciais expedidas, entre elas 11 mandados de busca e apreensão, uma prisão temporária e cinco prisões preventivas. A ação ocorre em Curitiba, Colombo, Fazenda Rio Grande, Mandirituba, Jacarezinho e Bandeirantes, além de Frutal e Uberlândia, em Minas Gerais, onde há apoio da Polícia Civil local.
TERCEIRA EDIÇÃO DA OPERAÇÃO
Esta é a terceira edição da operação, que já teve fases em março e outubro do ano passado, resultando na prisão de seis pessoas investigadas por crimes semelhantes. Segundo o delegado Thiago Soares, os alvos desta sexta-feira não têm relação entre si, mas todos são investigados em inquéritos conduzidos pela PCPR.
POLÍCIA ALERTA CRIMINOSOS
O delegado reforçou que a atuação policial busca tanto a repressão quanto a prevenção desses crimes digitais. “Os criminosos podem pensar que estão escondidos e impunes no ambiente virtual, mas isso não é verdade. A polícia dispõe de meios para investigar, identificar e rastrear autores de crimes na internet”, destacou.