A partir desta quinta-feira (14), a Praça Rui Barbosa se torna o novo terminal de integração temporal do transporte coletivo de Curitiba. O anúncio foi feito pelo prefeito Eduardo Pimentel, que destacou a importância da iniciativa para a mobilidade e a economia dos passageiros. A medida permitirá que 55 mil pessoas por dia se conectem entre linhas convencionais e expressas, e entre os eixos Centro/Sul e Leste/Oeste, sem precisar pagar uma nova passagem.
O projeto eleva a Praça Rui Barbosa ao patamar de quinto maior terminal da cidade, ficando atrás apenas dos terminais Pinheirinho, Capão Raso, Cabral e Boqueirão. O presidente da Urbanização de Curitiba (Urbs), Ogeny Pedro Maia Neto, calculou que a economia pode chegar a R$ 300 mil por dia, considerando que cada passageiro faça uma integração.
LEIA MAIS NO METROPOLITANO
– Leia todas as notícias de Pinhais
– Leia todas as notícias de Rio Branco do Sul
– Leia todas as notícias de Quatro Barras
– Leia todas as noticias de Cerro Azul
– Leia todas as notícias de Piraquara
– Leia tudo sobre empreendedorismo no Brasil
COMO FUNCIONA A INTEGRAÇÃO E PRÓXIMOS PASSOS
A integração temporal na Rui Barbosa vai funcionar de duas formas, ambas com o uso do cartão-transporte Urbs.
- Entre linhas convencionais e expressas: 44 mil passageiros serão beneficiados com a conexão de 39 linhas convencionais e 4 expressas. O tempo de integração é de uma hora, e basta validar o cartão na origem e depois no ônibus ou estação de destino.
- Entre eixos de biarticulados: A conexão entre os eixos Centro/Sul e Leste/Oeste atenderá cerca de 11 mil pessoas. O tempo de integração é de dez minutos, e para essa conexão, o passageiro precisa validar o cartão na origem, depois em um validador de integração na estação e, por fim, na catraca da próxima linha.
Durante o lançamento, o prefeito Eduardo Pimentel adiantou que já determinou estudos para a implantação da integração temporal na Praça Carlos Gomes, conectando-a com a Praça Rui Barbosa e o eixo Boqueirão.
A integração temporal na Rui Barbosa funciona com a utilização do cartão transporte Urbs (usuário e estudante). A primeira via do cartão-transporte é gratuita e os detalhes para sua confecção podem ser conferidos AQUI.