Municípios paranaenses devem confirmar participação no novo ciclo do programa para garantir reforço na Atenção Primária à Saúde
O Ministério da Saúde abriu 134 vagas para o Paraná no novo ciclo do Mais Médicos. Os municípios têm até 28 de março para confirmar a adesão e reforçar a Atenção Primária à Saúde.
O Ministério da Saúde divulgou, nesta quinta-feira (20), a oferta de 134 novas vagas para médicos atuarem no Paraná por meio do programa Mais Médicos. Essa iniciativa faz parte do 41º ciclo do programa e busca fortalecer o atendimento à população, especialmente em regiões com maior escassez de profissionais.
Os municípios contemplados já foram selecionados e têm até as 23h59 do dia 28 de março para confirmar a adesão. No entanto, a Secretaria de Estado da Saúde recomenda que todos os municípios paranaenses acessem o sistema do programa, pois essa manifestação pode facilitar a inclusão em futuras oportunidades.
O secretário estadual da Saúde, Beto Preto, destacou a importância do programa para o fortalecimento da rede pública. “Essa é mais uma conquista importante, fruto de uma relação que busca beneficiar diretamente a população que mais precisa. E essa é uma etapa fundamental neste processo, que demanda atenção dos gestores para que essas vagas não sejam perdidas. Nós apoiamos essa estratégia e temos certeza de que mais profissionais atenderão à população paranaense, sobretudo na Atenção Primária à Saúde”, afirmou.
MAIS MÉDICOS: REFORÇO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA
Criado para minimizar a carência de médicos em áreas prioritárias, o programa Mais Médicos tem um papel essencial na ampliação do atendimento à população. Além de garantir a presença de profissionais no Sistema Único de Saúde (SUS), a iniciativa incentiva a especialização e qualificação desses médicos, alinhando sua formação às necessidades do serviço público.
Atualmente, o Paraná já conta com 1.356 profissionais atuando pelo programa, dos 1.685 postos ofertados pelo Ministério da Saúde. Com a nova fase de adesão, o objetivo é ampliar ainda mais a cobertura e assegurar um atendimento contínuo e eficiente nos municípios participantes.