Prefeitura promove diversas ações de sensibilização sobre saúde do homem em Pinhais


Atividades do Novembro Azul buscam incentivar a população masculina a cuidar da saúde e realizar exames preventivos – Imagem: Prefeitura de Pinhais/Divulgação

Todos os anos, a prefeitura de Pinhais, por meio do trabalho realizado pelas equipes da Secretaria de Saúde, promove ações referentes à campanha Novembro Azul. No mês de sensibilização sobre a saúde do homem, estão sendo promovidas atividades específicas que buscam incentivar a população masculina a cuidar da saúde e realizar exames preventivos.

No último sábado, dia 23 de novembro, todas as Unidades de Saúde da Família estiveram abertas para os atendimentos. Na oportunidade, foram promovidas consultas, vacinas, orientações e informações sobre planejamento reprodutivo. Além dos serviços voltados à saúde masculina, também estiveram disponíveis outros serviços como coleta de preventivos para mulheres. Durante o mês, as equipes também ministraram palestras e rodas de conversa em empresas e prédios públicos do município.

“Importante destacar que estamos conseguindo maior adesão do público masculino, mas ela ainda é pequena se compararmos com as ações realizadas durante o Outubro Rosa. Buscamos a participação dos homens para sensibilizá-los em relação à prevenção de doenças como o câncer de próstata, por exemplo, pois estudos mostram que um a cada seis homens vai ser diagnosticado, ao longo da vida, com essa doença” afirma Valdirene Aparecida Pacheco dos Santos, do Departamento de Atenção Primária à Saúde.

De acordo com o Ministério da Saúde, no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, representando cerca de 29% dos casos de câncer, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA). Somente em 2023, foram estimados mais de 70 mil novos casos no país, o que ressalta a importância de iniciativas que promovam a conscientização e o diagnóstico precoce. 

Anterior Festival de Teatro de Colombo premia vencedores da 9ª edição
Próximo Dia da Consciência Negra foi celebrado em Piraquara com ações na praça CEU