Procon-PR alerta para golpes envolvendo empréstimos consignados vinculados ao Bolsa Família


A Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho deferiu multas do Procon que ultrapassam o valor total de R$ 1 milhão a bancos, empresas de telefonia e planos de saúde que lesaram consumidores. Curitiba, 17/06/2019 - Foto: Geraldo Bubniak/ANPr

Mal o Governo Federal anunciou o que pretende lançar um programa que facilite a quitação de empréstimos consignados vinculados ao Bolsa Família, e golpistas digitais já começaram a atuar para enganar aqueles que se encontram em uma situação complicada e buscam formas de pagar a dívida.

O programa, em questão, se chamará Desenrola Brasil, mas ainda está em fase de planejamento por parte do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, e não há previsão de data do lançamento oficial. Se for confirmado, ele oferecerá opções de pagamento facilitado dos empréstimos atrelados ao então Auxílio Brasil, liberados em 2022.

“É importante destacar que o Governo Federal ainda estuda a implementação dessa ação. Porém, os golpistas já começaram até mesmo a usar o nome do programa, que sequer está definido 100%, para atuar”, explicou Claudia Silvano, diretora do Procon-PR. “Eles se aproveitam de um momento de fragilidade desses consumidores que, eventualmente, estão com nome em cadastro de inadimplentes ou que pretendem aumentar o score do seu CPF”, relatou Claudia.

A recomendação principal, segundo ela, é que as pessoas não entrem em links na internet que utilizam esse nome e, principalmente, que não preencham cadastros, forneçam dados ou efetuem pagamentos para terceiros que se identifiquem como agentes de negociação de crédito em nome do Desenrola Brasil na internet.

“Na ânsia de resolver a situação de um empréstimo que foi contraído e gerou uma dívida, a pessoa pode acabar formalizando um acordo que, na verdade, não existe de verdade, perdendo o dinheiro dessa falsa negociação e deixando sua condição financeira ainda mais complicada” finalizou Claudia.

Anterior Vai dar praia? Qualidade da água se mantém própria para banho em 50 pontos
Próximo Foto em troca de presente? Polícia Civil alerta sobre novo golpe