Professor Alcione: Dedicação à educação e ao cuidado com o povo


No primeiro dia de novembro, o vice-prefeito de Colombo, Professor Alcione, assumiu a prefeitura do município interinamente. O prefeito Helder Lazarotto pediu licença do cargo até a última segunda-feira deste mês (28), abrindo mão do salário no período. Gesto também tomado por Professor Alcione, que teria direito de receber os vencimentos de prefeito por assumir o cargo.

O gesto parece pequeno, mas reflete bem a grandeza de um homem que dedica sua vida a cuidar do próximo. O orgulho de ostentar o título de Professor (assim, com letra maiúscula) também em sua vida política é outra demonstração de sua vocação.

Nascido no Rio Grande do Sul, Alcione Luiz Giaretton veio da cidade de Ronda Alta para Colombo em 1989 como seminarista. Estudava Filosofia na época e, no mesmo ano, começou a lecionar. Formado em Filosofia e Matemática, Alcione conseguiu uma vaga, por meio de concurso público, como professor na rede estadual, também dava aula em algumas escolas particulares – como o Colégio Atual e o Colégio Ágape, do qual, inclusive, foi diretor.

“É toda uma trajetória dedicada à educação com muito amor, e é mais que uma vocação, é uma missão de vida”, exaltou Alcione. “Só quem trabalha e se dedica a essa área entende o quanto é gratificante superar cada desafio diário que a educação impõe aos profissionais da área”, relatou o prefeito em exercício.

Professor Alcione também fez parte da direção da Faculdade Educacional de Colombo (Faec), foi fundador do Colégio Luiz Sebastião Baldo e trabalhou com várias escolas na região de Colombo. Nesse caminho, foi chefe do Núcleo de Educação, onde gerenciou as questões ligadas a este setor em 14 cidades na região Norte, e trabalhou também no Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar).

GESTÃO PÚBLICA – Especialista em educação, Alcione publicou 19 livros relativos ao tema ao longo de sua carreira profissional. Dedicação e conhecimento que levaram o agora prefeito em exercício ao cargo de Secretário de Educação por 2 anos e meio, durante a gestão de J. Camargo frente a prefeitura de Colombo.

Foi esse conhecimento sobre gestão, justamente em uma das áreas mais estratégicas da administração pública, aliado ao fato de fazer parte de um grupo que discutia sobre a cidade de Colombo, que recebeu o convite para ser vice-prefeito na chapa de Helder Lazarotto, em 2016. “Sou uma pessoa apaixonada pelo município de Colombo, a minha luta é diária pra melhorar a cidade, as condições da cidade, as condições das pessoas”, disse Alcione.

Hoje, com a licença do prefeito, Professor Alcione dá continuidade ao trabalho à frente do Município. Ele é o primeiro vice-prefeito a assumir a Prefeitura de Colombo legalmente, com o trâmite todo acontecendo na Câmara de Vereadores, que oficializou a mudança. Isso daria a ele o direito legal de receber os vencimentos de prefeito referentes a novembro, o que foi rechaçado pelo Professor Alcione, que segue recebendo como secretário de Educação. 

PREFEITO EM EXERCÍCIO – Durante o período à frente da gestão municipal, Professor Alcione tem prestado atendimento próximo aos secretários, acompanhando de perto o dia a dia das pastas municipais, participando dos eventos, visitando comércios e obras em andamento.

A área da educação, naturalmente, também foi acompanhada de perto. “Sei que é muito complexo, que é uma cidade grande, mas não tenho medido esforços para estar acompanhando e trazendo o que tem de melhor pra Colombo”, contou Alcione.

Não que isso seja uma grande novidade. Professor Alcione é reconhecido como um vice-prefeito muito atuante, incluindo o reconhecimento por parte do próprio prefeito Helder Lazarotto, que sempre conta com a opinião embasada e com o empenho de seu vice. “A gente viveu aqui, durante todos esses anos da história de Colombo, cenários em que o vice era mero figurante”, ressaltou.

Segundo ele, essa atuação ativa dos gabinetes do prefeito e do vice permitem prospectar dias melhores para Colombo. “A gente tem uma expectativa muito positiva em relação à nossa cidade, de avanço, de crescimento, de oportunidades, de geração de empregos e de melhoria na educação”, explicou o prefeito em exercício.

“O ano de 2022, foi um ano de retomada, depois do um momento difícil que nós passamos de pandemia, e que superou nossas expectativas em rendimentos, em execuções dentro da cidade”, continuou. “Sobre 2023, acreditamos que será um ano ainda melhor”, ressaltou Alcione, com boas expectativas.

O prefeito em exercício não deixou passar a oportunidade de agradecer à população, que acredita no trabalho que vem sendo realizado pela gestão municipal. “Podem continuar acreditando, continuar animados e contribuindo também, não só com impostos, mas com ideias em prol da melhoria da cidade. A prefeitura está de portas abertas e pronta a dedicar cada vez mais esforços para fazer Colombo crescer cada vez mais”, finalizou Professor Alcione.

 

Anterior Um terço dos inscritos no Enem faltou às provas
Próximo Colombenses podem se tornar campeões brasileiros de futebol americano