Programa “Cuidando da Maternidade” tem seu primeiro encontro de 2025 em CGS

Cuidando da Maternidade, gestação saudável, saúde materna, aleitamento materno, apoio emocional, pós-parto, Campina Grande do Sul, programa para gestantes, saúde pública, Secretaria Municipal de Saúde, Hospital Angelina Caron, saúde infantil, educação sobre maternidade

O primeiro encontro abordou "Cuidando das Emoções" e trouxe dicas sobre amamentação e vínculo com o bebê.
O primeiro encontro abordou "Cuidando das Emoções" e trouxe dicas sobre amamentação e vínculo com o bebê.

A Prefeitura de Campina Grande do Sul, em parceria com o Hospital Angelina Caron, deu início a mais uma edição do Programa Cuidando da Maternidade — uma ação que promete ser um verdadeiro acolhimento para as gestantes do município. O programa tem como objetivo proporcionar apoio e informações valiosas sobre o período de gestação e pós-parto, garantindo que as futuras mamães se sintam mais preparadas e confiantes para essa fase tão importante.

O que rolou no primeiro encontro?

O primeiro encontro de 2025 aconteceu no dia 20 de março e foi um sucesso! O tema do encontro foi “Cuidando das Emoções”, conduzido pela psicóloga Alissandra Malvezi, do Hospital Angelina Caron. A palestra abordou temas que são essenciais para o bem-estar emocional das gestantes, como autoestima, como identificar sinais de alterações emocionais e a importância de uma rede de apoio durante a gestação. Alissandra lembrou as participantes de que a saúde mental da mãe impacta diretamente no desenvolvimento do bebê — um lembrete importantíssimo para esse momento tão sensível da vida da mulher.

Oficina de Aleitamento Materno

Depois da palestra, as gestantes participaram de uma oficina super importante, chamada Aleitamento e Vínculo, com a enfermeira obstetra Winny Matozo. A oficina trouxe dicas práticas e emocionais para a amamentação, desde a pega correta até as melhores posições para amamentar. Mas o mais importante foi o foco na criação de um vínculo forte e saudável entre mãe e filho logo nas primeiras semanas de vida.

A amamentação, além de ser essencial para o desenvolvimento físico do bebê, é também uma forma de estreitar esse laço afetivo tão importante. Por isso, a oficina foi um verdadeiro “esquenta” para o que está por vir no mundo da maternidade!

Compromisso com a saúde materna e infantil

A abertura do programa contou com a presença da Secretária Municipal de Saúde, Marilda Schwartz, que reforçou o compromisso da gestão com a saúde das gestantes e dos bebês do município. Marilda destacou que iniciativas como o Cuidando da Maternidade são fundamentais para dar às mamães a segurança e o suporte necessários, além de garantir um início de vida mais saudável para as crianças.

O que vem por aí?

O programa vai seguir com uma série de encontros, abordando temas como pré-natal, parto, cuidados com o bebê, calendário vacinal e muito mais! Todos os encontros foram cuidadosamente planejados para apoiar as gestantes em cada etapa da gravidez e do pós-parto.

Como participar?

As inscrições estão abertas para todas as gestantes do município! Para garantir a participação, basta se inscrever nas recepções das unidades de saúde. E, para facilitar o acesso, a Prefeitura oferece transporte gratuito, com saída das unidades de saúde até o local dos encontros.

Se você é gestante, não deixe de aproveitar essa oportunidade única! O programa é uma forma de garantir que você receba o melhor acompanhamento, com informações de qualidade e um suporte emocional fundamental para viver essa fase com mais tranquilidade.

Para mais informações, entre em contato pelo telefone (41) 3162-7150.

Foto: Prefeitura de Campina Grande do Sul

Anterior Campina Grande do Sul deixa todos de boca aberta com Raio-X Digital odontológico!
Próximo Exclusivo municípios antirracistas :uma oportunidade para enfrentar o racismo