Redação com: PMCGS
Um projeto novo foi criado para os estudantes da rede municipal de Campina Grande do Sul. A Secretaria Municipal de Ordem Pública e Segurança, por meio de ações da Defesa Civil Municipal, e com a Secretaria Municipal da Educação, com a participação de cerca de 90 alunos dos quartos e quintos anos das Escolas Marcos Nicolau Strapassoni e Alessandra Cristina Assunção, que fazem o contraturno escolar no Projeto Piá Walfrido Ribeiro de Souza, do bairro Santa Rosa.
As atividades com as turmas são divididas em palestras e aulas de campo. As palestras são realizadas em aulas com 50 minutos de duração no Projeto Piá e abordam temas sobre as práticas de prevenção e medidas a serem tomadas diante de desastres naturais ou outras situações de risco. As aulas de campo servem para proporcionar experiências às crianças, aprimorando suas técnicas de observação, de coleta de informações e ao mesmo tempo correlacionar o que foi visto na teoria.
Criado com o objetivo de despertar nos alunos a percepção sobre riscos presentes em suas comunidades, hoje o projeto também trata de temas relacionados a educação, saúde, segurança, prevenção e risco de acidentes num contexto geral.
A secretária da Educação, Simone Ferrarini de Souza, destacou a importância da continuidade do projeto. “Este projeto nos dá um retorno muito significativo, pois amplia os horizontes. Os alunos passam a ter uma nova consciência de atitudes”. A Secretária ainda concluiu: “O projeto está promovendo mudanças de comportamento das crianças e tornando-os mais responsáveis e comprometidos”, afirmou.