Pinhais foi destaque na 12ª edição do Prêmio Gestor Público Paraná pelos projetos na área de meio ambiente e inclusão social. A cerimônia de encerramento, com a premiação dos projetos vencedores, foi realizada na última sexta-feira, dia 11 de outubro, no plenário da Assembleia Legislativa do Paraná, e contou com a transmissão ao vivo pela internet.
Estiveram presentes na solenidade prefeitos e prefeitas, e demais representantes dos municípios. Mais de 180 iniciativas foram inscritas nesta edição do evento, oriundas de mais de 60 municípios do estado. Foram premiados 38 projetos, por sua inovação, impacto social e eficiência na administração pública. A prefeita de Pinhais, Rosa Maria, participou do evento acompanhada pelos secretários municipais de Meio Ambiente, Rosana Boeira Ilheu, e de Cultura, Esporte e Lazer, Bruno Sitima, e servidores das respectivas pastas.
Cidade mais sustentável do Brasil, Pinhais foi reconhecida pelo projeto pioneiro de Arborização Urbana: caracterização de todas as árvores das vias públicas com o uso de ferramentas digitais. Um levantamento completo das árvores do município é elaborado pelas equipes do Departamento de Controle e Fiscalização Ambiental (Defis) da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma). O diagnóstico aponta a real situação das árvores e o que precisa ser cortado ou podado a curto, médio e longo prazo. Tudo é avaliado dentro de uma tabela que aponta qual o manejo deve ser feito com cada árvore.
Pinhais também ganhou o prêmio com o projeto Histórias que Incluem. Coordenado pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Semel), a ação visa ampliar ainda mais o atendimento qualitativo de inclusão realizado pelas equipes da prefeitura. Um evento que leva o nome do projeto é promovido periodicamente, com a parceria da Associação das Famílias Autistas de Pinhais (Afapi), onde se busca o protagonismo das pessoas com deficiência, autistas e neuroatípicas, bem como suas famílias, ao disponibilizar acesso seguro e adaptado em atividades de qualidade e gratuitas; incentivar a socialização do público-alvo da inclusão e aprimorar o serviço de inclusão nas atividades culturais e esportivas. Há ainda eventos secundários de inclusão, como ações em escolas e rodas de conversas.
“Participar mais uma vez do Prêmio Público Gestor Paraná é uma satisfação, é uma honra muito grande, representando que nossa cidade continua sendo uma referência em boas práticas tanto na área da cultura quanto na área da sustentabilidade. Nossa cidade permanece trabalhando forte, nossos secretários, nossos servidores trabalham muito para ter boas alternativas de levar mais eficiência ao atendimento à população”, ressalta a prefeita Rosa Maria.
O Prêmio Gestor Público Paraná é uma iniciativa do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep), com colaboração da Assembleia Legislativa e do Tribunal de Contas (TCE-PR), com cooperação da Associação dos Municípios do Paraná e apoio técnico da Universidade Livre do Meio Ambiente.