RATINHO JR. NEGOCIA POSSÍVEL VAGA COMO VICE DE BOLSONARO OU CANDIDATURA PRESIDENCIAL EM 2026


Ratinho Jr. discute cenários políticos e consolida seu nome como figura central do PSD para 2026, com ou sem Bolsonaro. Foto: Divulgação

Governador do Paraná desponta como nome estratégico do PSD e avalia diferentes cenários para as próximas eleições.

O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Jr. (PSD-PR), está em negociação com Valdemar da Costa Neto, presidente do PL, para ser o possível vice de Jair Bolsonaro em 2026, caso o ex-presidente recupere sua elegibilidade. Paralelamente, Ratinho Jr. também considera lançar uma candidatura própria à Presidência, respaldado pelo PSD.

A coluna Entrelinhas, da Gazeta do Povo, revelou que Ratinho Jr. está discutindo com Valdemar da Costa Neto a viabilidade de compor como vice-presidente em uma eventual chapa liderada por Bolsonaro. No entanto, aliados do ex-presidente manifestaram reservas em relação à escolha de um vice vinculado ao chamado “Centrão”.

“Se o Bolsonaro tiver um vice do Centrão, ainda mais do partido do Pacheco, ele pode ter mais chance de reverter sua inelegibilidade, mas assim que for eleito, vão arranjar um jeito de tirá-lo de lá para dar lugar ao vice”, afirmou uma fonte próxima ao ex-presidente, em alusão a Rodrigo Pacheco (PSD-MG), atual presidente do Senado.

Ratinho Jr., por sua vez, avalia outro caminho: lançar-se como presidenciável em 2026. Em entrevista ao Correio Braziliense, destacou sua trajetória política, que inclui mandatos como deputado federal, secretário estadual e governador reeleito do Paraná. Ele apontou o equilíbrio fiscal do estado e os investimentos em infraestrutura como trunfos de uma eventual candidatura.

“Minha capacidade me põe no jogo”, afirmou Ratinho Jr., que tem o respaldo do presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab. Em outubro, Kassab declarou ao Globo que Ratinho é hoje o principal nome do PSD para liderar uma chapa presidencial em 2026, caso o partido opte por candidatura própria.

Apesar de ressaltar sua experiência, Ratinho Jr. demonstrou alinhamento com o eleitorado conservador ao defender a elegibilidade de Bolsonaro. “Acredito que ele deveria ser liberado para ser candidato. Não é possível que alguém seja punido por ter reunião com embaixadores”, declarou o governador.

Kassab, que atualmente atua como secretário de governo na administração de Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), afirmou que “tudo leva a crer” que Tarcísio buscará a reeleição em São Paulo, o que abre espaço para Ratinho Jr. representar o PSD nas eleições presidenciais.

Independentemente do cenário, Ratinho Jr. desponta como um dos principais articuladores políticos do Paraná no cenário nacional, com foco em fortalecer sua influência nas eleições de 2026.

Anterior POLÍCIA MILITAR DO PARANÁ DESMONTA QUADRILHA E RECUPERA MAIS DE R$ 1 MILHÃO EM BENS EM CURITIBA
Próximo REVITALIZAÇÃO DA ORLA E VERÃO MAIOR PARANÁ IMPULSIONAM TURISMO EM MATINHOS