RATINHO JUNIOR E PRESIDENTE DO PARAGUAI VISITAM PONTE DA INTEGRAÇÃO EM FOZ DO IGUAÇU


A expectativa é que a nova ligação alivie o tráfego pesado da Ponte da Amizade e facilite o escoamento de cargas entre Paraguai e o Porto de Paranaguá. Foto: Jonathan Campos/AEN

O governador Carlos Massa Ratinho Junior e o presidente do Paraguai, Santiago Peña, visitaram nesta segunda-feira (8) a Ponte da Integração Brasil-Paraguai, em Foz do Iguaçu. A estrutura, concluída em 2023, é resultado da parceria entre o Governo do Paraná e a Itaipu Binacional, responsável pelo financiamento da obra executada pelo DER/PR.

A Ponte da Integração liga Foz do Iguaçu à cidade paraguaia de Presidente Franco. Com 760 metros de extensão e um vão-livre de 470 metros, o maior da América Latina, a estrutura foi erguida sobre o Rio Paraná, próxima à Tríplice Fronteira. A ponte estaiada possui duas torres de 120 metros de altura, duas pistas simples, acostamento de três metros e calçadas laterais.

INVESTIMENTOS E PARCERIAS

A Ponte da Integração liga Foz do Iguaçu à cidade paraguaia de Presidente Franco. Foto: Jonathan Campos/AEN

O projeto contou com mais de R$ 460 milhões em investimentos, provenientes da Itaipu Binacional, em parceria com o Governo do Estado e o governo federal. Apenas os acessos do lado brasileiro já consumiram cerca de R$ 101 milhões. A expectativa é que a nova ligação alivie o tráfego pesado da Ponte da Amizade e facilite o escoamento de cargas entre Paraguai e o Porto de Paranaguá.

A nova Perimetral Leste, com aproximadamente 15 quilômetros, seis viadutos e duas aduanas, está com 75% das obras concluídas. Ela será o principal acesso da BR-277 à ponte. Do lado paraguaio, a parte alfandegária já foi entregue, e Santiago Peña participou simbolicamente da entrega da chave.

Ratinho Junior destacou a grandiosidade da obra:
“Estamos finalizando esses acessos para entregar à população uma das maiores obras da América Latina, a maior ponte de vão livre da região”, disse.

Já o presidente do Paraguai, Santiago Peña, ressaltou a importância da integração:
“Brasil e Paraguai são países irmãos, Paraná e Alto Paraná são estados irmãos. Essa ponte, sonhada por muitos anos, já é uma realidade e está muito perto de ser liberada”.

Anterior Leitura melhora equilíbrio emocional em tempos de inteligência artificial
Próximo STJ DECIDE QUE PLANOS DE SAÚDE DEVEM COBRIR EMERGÊNCIAS MESMO EM CIRURGIAS ESTÉTICAS