144 mil contribuintes recebem restituições após regularizar pendências com o Fisco
Cerca de 144 mil contribuintes que caíram na malha fina acertarão as contas nesta segunda-feira (30) com a Receita Federal, que pagará o lote de restituição de dezembro.
Aproximadamente 144.225 contribuintes receberão R$ 448,96 milhões em restituições, incluindo valores residuais de anos anteriores. Deste montante, R$ 290,87 milhões serão destinados a contribuintes com prioridade.
Por conta das enchentes no Rio Grande do Sul, contribuintes gaúchos entraram na lista de prioridades deste ano.
Grupos prioritários:
- 64.089 contribuintes informaram a chave Pix (CPF) na declaração
- 27.264 contribuintes têm entre 60 e 79 anos
- 7.435 contribuintes são do Rio Grande do Sul
- 5.997 contribuintes têm a maior fonte de renda vinda do magistério
- 5.617 são idosos acima de 80 anos
- 2.697 são pessoas com deficiência física, mental ou moléstia grave
Outros 31.126 contribuintes não informaram chave Pix nem pertencem a categorias prioritárias.
Consulta e pagamento A consulta está disponível desde o dia 23 na página da Receita Federal. O contribuinte deve acessar “Meu Imposto de Renda” e clicar em “Consultar a Restituição”. Também é possível consultar via aplicativo da Receita.
O pagamento será feito na conta bancária ou na chave Pix (CPF) informada na declaração. Quem não estiver na lista deve acessar o e-CAC, verificar pendências e enviar declaração retificadora.
Prazo para resgate Caso a restituição não seja depositada por motivo de conta desativada, o valor ficará disponível por um ano no Banco do Brasil. O contribuinte pode agendar o crédito em qualquer conta pelo Portal BB ou por telefone.
Se o resgate não ocorrer em um ano, a solicitação deverá ser feita no e-CAC, acessando “Solicitar restituição não resgatada”.
Fonte: Agência Brasil