Uma situação rara surpreendeu a região rural de Rio Branco do Sul. Na Fazenda Pouso Bonito a Cuquinha, uma búfala da raça Murrah, deu à luz a bezerros gêmeos, um macho e uma fêmea, um fenômeno extremamente raro que ocorre em menos de 0,5% dos casos na medicina veterinária.
O pecuarista Alisson Faria, proprietário da fazenda, expressou sua alegria e surpresa com o acontecimento. “Estamos muito felizes e surpresos com este evento. Cuquinha é uma mãe cuidadosa e ciumenta dos bezerros. Estamos monitorando de perto o desenvolvimento deles para que estejam bem”, afirmou Alisson.
A médica veterinária Inara Almeida explicou a raridade e as implicações do nascimento de gêmeos de sexos diferentes em búfalos. “Quando os gêmeos são de sexos diferentes (um macho e uma fêmea) há uma grande probabilidade de ocorrer uma anomalia congênita chamada fremartismo”, explicou Inara.
“Este fenômeno resulta do compartilhamento de circulação sanguínea e hormônios entre os embriões, o que pode levar a alterações físicas na fêmea, apresentando características masculinizadas e tornando-a estéril”, completou.
Este acontecimento marca um importante capítulo na história da área rural rio-branquense, que se destaca na criação de búfalos no Paraná.
Sem comentários