A Região Metropolitana de Curitiba (RMC), que celebra 52 anos em junho de 2025, consolida sua posição como a 8ª região metropolitana mais populosa do Brasil, abrigando 3,7 milhões de habitantes em seus 29 municípios. Criada pela Lei Complementar Federal 14, em 1973, a RMC ascendeu do 9º para o 8º lugar no ranking nacional do IBGE entre as décadas de 2010 e 2020. Além da população, é a segunda maior em extensão territorial no País, com 16.581,21 km², ficando atrás apenas de Manaus (AM).
“Como um só município, nossos próximos passos serão dados em conjunto. Queremos qualidade de vida e oportunidades para toda a população da RMC. Isso se reflete no programa Curitiba Mais Integrada, que lançamos em março. Ele consolida uma relação ainda mais direta com os municípios metropolitanos para tratar a integração de maneira inteligente, com foco no desenvolvimento regional”, pontua o prefeito Eduardo Pimentel.
LEIA MAIS NOTÍCIAS NO METROPOLITANO
– Leia todas as notícias de Pinhais
– Leia todas as notícias de Rio Branco do Sul
– Leia todas as notícias de Quatro Barras
– Leia todas as noticias de Cerro Azul
– Leia todas as notícias de Piraquara
– Leia tudo sobre empreendedorismo no Brasil
A RMC é um polo industrial robusto, com destaque para os setores automobilístico, agronegócio, tecnologia da informação, indústria química e de transformação. Sua localização geográfica estratégica, próxima ao Porto de Paranaguá e aos principais mercados produtores e consumidores brasileiros e do Mercosul, a torna um ponto de referência estadual e nacional.
Neste momento, o desafio é encontrar soluções integradas para problemas comuns – como as enchentes e a mobilidade – e fomentar o turismo, conforme explica o secretário para o Desenvolvimento da RMC, Thiago Bonagura.
“Ao assumir seu protagonismo como indutora de desenvolvimento, Curitiba trabalha por soluções conjuntas, com um olhar integrado para as particularidades de cada município, mas levando em conta que sozinha nenhuma cidade resolverá seus desafios”, comenta Thiago.
COMBATE ÀS CHEIAS E FOMENTO AO TURISMO: AÇÕES INTEGRADAS
Um dos exemplos da integração metropolitana é o Comitê Integrado de Combate às Enchentes, criado em março para tornar mais amplas e eficazes as intervenções e obras no anel metropolitano. Além da parceria já em andamento entre Curitiba e Pinhais para o desassoreamento do Rio Atuba, o comitê está trabalhando na limpeza de rios, na elaboração de um plano de macrodrenagem regional e na implantação de parques lineares, com a construção de bacias de contenção para captação de água.
Na área do turismo, a Secretaria para o Desenvolvimento da RMC busca desenvolver propostas a partir da cultura, gastronomia e belezas naturais de cada localidade. A Festa da Ponkan, em Cerro Azul, é um exemplo, bem como o turismo rural na Lapa ou o Caminho do Vinho e os cafés coloniais em São José dos Pinhais ou Colombo.
“A intenção é que o turista que visita a capital permaneça mais tempo e aproveite para conhecer o entorno, fomentando a economia dos municípios vizinhos”, explica Thiago.
HISTÓRIA E EVOLUÇÃO DA RMC
A Região Metropolitana de Curitiba foi uma das primeiras regiões metropolitanas instituídas no Brasil, juntamente com São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Salvador (BA), Belém (PA) e Fortaleza (CE).

Originalmente, abrangia Curitiba e outros 13 municípios. Essa configuração se manteve até a década de 1990, quando ocorreram os primeiros desmembramentos e novas inclusões, como Fazenda Rio Grande (1990), Tunas do Paraná (1990), Itaperuçu (1990), Doutor Ulysses (1990) e Pinhais (1992).
Em 1994, a Lei nº 11.027 alterou os limites do território metropolitano, incluindo Doutor Ulysses, Quitandinha e Tijucas do Sul. Em 1995, Adrianópolis foi adicionado e Campo Magro desmembrado de Almirante Tamandaré. A inclusão de Agudos do Sul (desmembrado de Tijucas do Sul em 1960) ocorreu em 1998, pela Lei nº 12.125.
Em 2002, a Lapa foi incluída. E, em 2011, foram adicionados os municípios de Campo do Tenente, Piên e Rio Negro.
A configuração atual da Região Metropolitana de Curitiba contempla 29 municípios: Curitiba, Adrianópolis, Agudos do Sul, Almirante Tamandaré, Araucária, Balsa Nova, Bocaiúva do Sul, Campina Grande do Sul, Campo do Tenente, Campo Largo, Campo Magro, Cerro Azul, Colombo, Contenda, Doutor Ulysses, Fazenda Rio Grande, Itaperuçu, Lapa, Mandirituba, Piên, Pinhais, Piraquara, Quatro Barras, Rio Branco do Sul, Rio Negro, São José dos Pinhais, Quitandinha, Tijucas do Sul e Tunas do Paraná.