A 9ª edição do Salão de Robótica de Curitiba movimenta a quadra do Colégio Estadual Padre Cláudio Morelli nesta sexta (5) e sábado (6), reunindo estudantes de pelo menos 60 escolas do Paraná. O evento é marcado por competições, oficinas e a etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), classificatória para a fase nacional.
O salão reúne alunos desde os anos iniciais do Ensino Fundamental até o Ensino Superior, oferecendo espaço para aplicar na prática o conhecimento adquirido em sala de aula. “É uma aprendizagem diferente, que amplia o potencial dos kits de robótica usados nas escolas estaduais”, destacou Marcelo Gasparim, coordenador de Tecnologias Educacionais da Seed.
TALENTOS EM FORMAÇÃO

Entre os jovens participantes está Augusto Paiva, de 15 anos, que vibrou ao ver o resultado de um mês de trabalho com sua equipe. Já o universitário Vinícius Senegalia, ex-aluno do colégio anfitrião, voltou ao evento como juiz e mentor, ressaltando como a robótica foi decisiva para sua escolha profissional na Engenharia.
Cláudio Navarro, organizador e empresário do setor de tecnologia, reforçou que o salão funciona como um “celeiro de talentos” para o futuro do mercado. “Com acesso e oportunidade, esses jovens podem chegar a qualquer empresa do mundo. A robótica educacional é uma porta para o futuro”, afirmou.
TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO
O Paraná é referência no ensino de robótica educacional. Mais de 160 mil estudantes da rede estadual já participam das aulas desde 2022, enquanto o componente curricular de Programação alcança 500 mil alunos, somando mais de um milhão de atividades realizadas.