No dia 11 de maio, as equipes da Unidade de Saúde da Família (USF) Ana Nery e da Escola Municipal Felipe Zeni realizaram mais uma edição do Programa Saúde na Escola. A ação, promovida pela Prefeitura de Pinhais, por meio das Secretarias de Educação e Saúde, leva uma série de serviços à comunidade, incluindo vacinação e orientações sobre saúde. Além disso, a rede municipal de ensino também convida os pais e responsáveis para um dia de atividades com as crianças no “Dia de quem cuida de mim”.
A Atenção Primária à Saúde oferece os seguintes serviços:
- Ações de combate ao mosquito Aedes aegypti;
- Promoção das práticas corporais, da atividade física e do lazer nas escolas;
- Prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas;
- Promoção da Cultura de Paz, Cidadania e Direitos Humanos;
- Prevenção das violências e dos acidentes;
- Identificação de educandos com possíveis sinais de agravos de doenças;
- Promoção e avaliação de saúde bucal e aplicação tópica de flúor;
- Verificação e atualização da situação vacinal;
- Promoção da alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil;
- Direito sexual e reprodutivo e prevenção de IST/Aids;
- Terraterapia;
- Uso racional de medicação.
A Francine Moraes, moradora do Alto Tarumã, levou a filha para vacinar. “É muito importante, sempre participei e já participava na época do Cmei no ano passado. Essa ação da prefeitura deixa mais próximo a população. Na correria do dia a dia, às vezes nem todo mundo consegue, por mais que o nosso postinho fique até às 19h, e assim fica mais fácil, participar de todas as ações, a vacinação, a parte da alimentação saudável, e as outras campanhas”, comenta.
Dia de quem cuida de mim
Uma vez ao ano, as unidades municipais de ensino recebem os pais e responsáveis dos alunos para o “Dia da Família” ou o “Dia de quem cuida de mim”. A proposta da Secretaria Municipal de Educação (Semed) é possibilitar um momento diferente de integração entre as crianças e suas famílias, com atividades lúdicas dentro do ambiente escolar.
Talita Montieri estava com os filhos Raíssa e Bernardo, alunos da E.M. Felipe Zeni. “É um dia diferente, porque esse momento geralmente a gente não tem para as crianças. Eles estão mais tempo na escola, e os pais estão trabalhando, então a gente aproveita o máximo. E estar na escola com eles é diferente de casa, porque a gente faz outras coisas com eles, como fazendo a lição ou alimentando, e na escola a gente conhece melhor as outras crianças, os outros pais, porque cada família tem uma cultura diferente”, conta.
Tanto as ações do Programa Saúde na Escola, como o “Dia da Família” ou “Dia de quem cuida de mim”, acontecem de acordo com a programação da USF e unidades de ensino de cada região. Consulte a unidade de sua referência para mais informações.