SECRETARIA DA SAÚDE REFORÇA VACINAÇÃO PARA GARANTIR UM RETORNO SEGURO ÀS AULAS


Vacinação em dia: medida essencial para garantir um ambiente escolar seguro e saudável. Foto: Ricardo Ribeiro/AEN
Vacinação em dia: medida essencial para garantir um ambiente escolar seguro e saudável. Foto: Ricardo Ribeiro/AEN

Com o início do ano letivo se aproximando, pais e responsáveis são orientados a atualizar a carteirinha de vacinação de crianças e adolescentes para prevenir doenças e proteger a comunidade escolar.

A menos de 15 dias da volta às aulas, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) alerta sobre a importância da imunização de crianças e adolescentes. Além de atender à legislação estadual, manter a vacinação em dia reduz o risco de surtos de doenças evitáveis, promovendo um ambiente escolar mais seguro.

A proximidade do início do ano letivo intensifica a preocupação com a saúde das crianças e adolescentes, especialmente devido à maior circulação de viroses em ambientes fechados. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) recomenda que os pais e responsáveis regularizem a carteirinha de vacinação dos estudantes, contribuindo para a proteção coletiva e o cumprimento da Lei Estadual nº 19.534/2018, que exige a apresentação da declaração de atualização vacinal no ato da matrícula ou rematrícula.

De acordo com o secretário de Saúde, Beto Preto, “iniciar o ano letivo com as vacinas em dia é uma grande conquista, já que o aluno estará mais protegido. É muito importante conscientizar e disseminar a informação de que vacinas salvam vidas e combatem doenças evitáveis”.

As vacinas do Calendário Nacional de Vacinação para crianças e adolescentes são essenciais para prevenir doenças como Covid-19, meningites, pneumonias e infecções diarreicas, que podem se espalhar rapidamente no ambiente escolar. Ao todo, são 18 vacinas gratuitas disponíveis nas unidades de saúde do Paraná.

Além disso, o secretário da Educação, Roni Miranda, reforça a importância da saúde como aliada do aprendizado: “Garantir um ambiente escolar seguro e saudável é responsabilidade de todos. Aluno doente é aluno ausente, e a saúde é fundamental para o desenvolvimento escolar efetivo”.

A Sesa também destaca a necessidade de ações de educação em saúde nas escolas, em parceria com as secretarias locais, para conscientizar sobre a imunização. Essas atividades devem ser realizadas durante todo o ano, com intensificação nas campanhas de vacinação.

Confira abaixo algumas das vacinas essenciais para crianças e adolescentes:

  • Hepatite B: protege contra o vírus HBV, que afeta o fígado.
  • BCG: previne formas graves de tuberculose.
  • Pentavalente: combate difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e meningite.
  • Covid-19: protege contra formas graves da infecção por SARS-CoV-2.
  • HPV: previne tipos de papilomavírus associados ao câncer de colo do útero e verrugas genitais.
  • Meningocócica ACWY: protege contra meningite e outras infecções causadas pelo meningococo.

Pais e responsáveis podem verificar o calendário completo no site da Secretaria da Saúde ou na unidade de saúde mais próxima.

Anterior JUSTIÇA DO TRABALHO CONDENA EMPRESA POR EXPOR FUNCIONÁRIO EM GRUPO DE WHATSAPP
Próximo PM INTENSIFICA SEGURANÇA PARA CLÁSSICO ENTRE ATHLETICO E CORITIBA