Com o início do ano letivo se aproximando, pais e responsáveis são orientados a atualizar a carteirinha de vacinação de crianças e adolescentes para prevenir doenças e proteger a comunidade escolar.
A menos de 15 dias da volta às aulas, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) alerta sobre a importância da imunização de crianças e adolescentes. Além de atender à legislação estadual, manter a vacinação em dia reduz o risco de surtos de doenças evitáveis, promovendo um ambiente escolar mais seguro.
A proximidade do início do ano letivo intensifica a preocupação com a saúde das crianças e adolescentes, especialmente devido à maior circulação de viroses em ambientes fechados. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) recomenda que os pais e responsáveis regularizem a carteirinha de vacinação dos estudantes, contribuindo para a proteção coletiva e o cumprimento da Lei Estadual nº 19.534/2018, que exige a apresentação da declaração de atualização vacinal no ato da matrícula ou rematrícula.
De acordo com o secretário de Saúde, Beto Preto, “iniciar o ano letivo com as vacinas em dia é uma grande conquista, já que o aluno estará mais protegido. É muito importante conscientizar e disseminar a informação de que vacinas salvam vidas e combatem doenças evitáveis”.
As vacinas do Calendário Nacional de Vacinação para crianças e adolescentes são essenciais para prevenir doenças como Covid-19, meningites, pneumonias e infecções diarreicas, que podem se espalhar rapidamente no ambiente escolar. Ao todo, são 18 vacinas gratuitas disponíveis nas unidades de saúde do Paraná.
Além disso, o secretário da Educação, Roni Miranda, reforça a importância da saúde como aliada do aprendizado: “Garantir um ambiente escolar seguro e saudável é responsabilidade de todos. Aluno doente é aluno ausente, e a saúde é fundamental para o desenvolvimento escolar efetivo”.
A Sesa também destaca a necessidade de ações de educação em saúde nas escolas, em parceria com as secretarias locais, para conscientizar sobre a imunização. Essas atividades devem ser realizadas durante todo o ano, com intensificação nas campanhas de vacinação.
Confira abaixo algumas das vacinas essenciais para crianças e adolescentes:
- Hepatite B: protege contra o vírus HBV, que afeta o fígado.
- BCG: previne formas graves de tuberculose.
- Pentavalente: combate difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e meningite.
- Covid-19: protege contra formas graves da infecção por SARS-CoV-2.
- HPV: previne tipos de papilomavírus associados ao câncer de colo do útero e verrugas genitais.
- Meningocócica ACWY: protege contra meningite e outras infecções causadas pelo meningococo.
Pais e responsáveis podem verificar o calendário completo no site da Secretaria da Saúde ou na unidade de saúde mais próxima.