SURTO DE VIROSE NO LITORAL DO PARANÁ PREOCUPA AUTORIDADES


Aglomerações e condições sanitárias são fatores que contribuem para o aumento de casos de virose no Litoral do Paraná. Foto: Jaelson Lucas/Arquivo AEN

Região registra aumento expressivo de casos e reforça medidas de prevenção para conter propagação

Os casos de viroses aumentaram de forma significativa na última semana no Litoral do Paraná, levando a região a entrar em surto. Segundo especialistas, um surto ocorre quando duas ou mais pessoas apresentam, em determinado período, sinais e sintomas semelhantes.

Entre os dias 1º e 3 de janeiro, as cidades de Matinhos e Guaratuba registraram 728 e 760 casos, respectivamente. A Secretaria de Saúde do Paraná (SESA) ainda não divulgou os números atualizados de outros municípios do litoral, mas a expectativa é de que novos dados sejam publicados nos próximos dias.

As chamadas viroses, que acometem o trato gastrointestinal, podem ter origens diversas, como infecções virais, bacterianas ou, em alguns casos, protozoárias. Os sintomas mais comuns incluem dores abdominais, vômito, diarreia e febre.

TRATAMENTO E PREVENÇÃO

O tratamento envolve o alívio dos sintomas, repouso e hidratação constante para repor os líquidos perdidos. Para prevenir novas contaminações, especialistas recomendam atenção à qualidade da água e alimentos consumidos, bem como à frequente higienização das mãos.

Outro ponto de destaque é a qualidade da água do mar e dos rios, que deve ser avaliada antes de entrar em contato. Águas impróprias para banho podem facilitar a propagação de doenças.

Anterior CURITIBA ABRE INSCRIÇÕES PARA O PRIMEIRO "VIVA O SÁBADO" DE 2025
Próximo VAGAS DE EMPREGO EM ALMIRANTE TAMANDARÉ