Em um ambiente logístico complexo, onde a movimentação de caminhões e funcionários é constante, uma pergunta paira sobre a cabeça dos gestores: todos os colaboradores estão performando de maneira igual? Essa questão agora pode ser respondida com a tecnologia RTLS (Real-Time Location System), que mede individualmente a produtividade de cada colaborador, oferecendo mais transparência e dados para a tomada de decisões.
Segundo Marcelo Lonzetti, diretor da empresa ztrax e especialista em RTLS, a produtividade brasileira costumava ser medida por médias, sem considerar a localização dos colaboradores. Com a tecnologia, é possível obter dados que representam uma escala de produtividade capaz de gerar um aumento de até 20% ao final do mês.
LEIA MAIS NO METROPOLITANO
– Leia todas as notícias de Pinhais
– Leia todas as notícias de Rio Branco do Sul
– Leia todas as notícias de Quatro Barras
– Leia todas as noticias de Cerro Azul
– Leia todas as notícias de Piraquara
– Leia tudo sobre empreendedorismo no Brasil
DADOS EM TEMPO REAL E OTIMIZAÇÃO DA OPERAÇÃO
A tecnologia RTLS é baseada em bluetooth: cada colaborador utiliza uma pequena tag, e os dados são gerados em tempo real, apresentados em um painel de controle (dashboard). Isso permite que gestores analisem a eficácia de cada funcionário, turno, doca ou centro de armazenagem.
Lonzetti cita o exemplo de uma empresa multinacional que, com o “kit doca produtiva”, passou a basear suas decisões em dados, e não apenas em percepções. Com as informações em tempo real, foi possível equilibrar o número de funcionários entre as docas, otimizando o transporte e a saída de peças. “As informações obtendo a maior produtividade possível na operação”, finaliza o especialista.