TORNADO É CONFIRMADO EM SANTA MARIA DO OESTE APÓS PASSAGEM DE FRENTE FRIA


Imagem aérea mostra estragos em Santa Maria do Oeste após a passagem do tornado de categoria F1. Foto: Defesa Civil do Paraná

A frente fria que atingiu o Paraná entre domingo e segunda-feira (21 e 22) provocou estragos em várias cidades e foi responsável pela formação de um tornado em Santa Maria do Oeste, na região Central do Estado. O fenômeno, classificado pelo Simepar como categoria F1 na Escala Fujita, teve rajadas estimadas em até 120 km/h. Além disso, diversas cidades registraram ventos históricos, chuvas intensas e milhares de descargas elétricas.

CONFIRMAÇÃO DO FENÔMENO 

A análise feita pelo Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná) confirmou que parte da destruição observada em Santa Maria do Oeste foi causada por um tornado. O meteorologista Leonardo Furlan explicou que, para a caracterização, são avaliados dados de radar meteorológico e imagens aéreas, muitas delas feitas por drones, que permitem identificar os padrões de convergência do vento.
A conclusão apontou que uma nuvem funil tocou o solo em alguns momentos durante a madrugada de segunda-feira, confirmando o tornado categoria F1, com rajadas entre 117 e 180 km/h. No município, os ventos chegaram ao limite inferior da escala, em torno de 120 km/h.

RAJADAS HISTÓRICAS NO ESTADO

No município, os ventos chegaram ao limite inferior da escala, em torno de 120 km/h. foto: Prefeitura de Santa Maria do Oeste

Além do tornado, a frente fria provocou rajadas de vento históricas em diferentes regiões. Ubiratã, por exemplo, registrou 121 km/h, a mais forte desde 2017. Em Altônia, a rajada chegou a 102,2 km/h, recorde para o mês de setembro. Outras cidades como Antonina, Francisco Beltrão, Laranjeiras do Sul, Loanda, Palmas e Santo Antônio da Platina também tiveram ventos acima dos maiores valores já registrados em suas séries históricas.

IMPACTOS DA TEMPESTADE

O temporal deixou marcas em todo o Paraná. Entre domingo e segunda-feira, foram registrados 28.524 raios em 394 municípios. As maiores incidências ocorreram em Guarapuava, Jaguariaíva, Reserva, Arapoti e Alto Paraíso. Os acumulados de chuva chegaram a 102,2 mm em Ouro Verde do Oeste e 100,7 mm em Guarapuava.
Com a frente fria, as temperaturas despencaram. Na terça-feira (23), os termômetros marcaram 1,1°C em Guarapuava e 2,1°C em Palmas, com registros de geada em várias cidades do interior e até na Região Metropolitana de Curitiba.

Anterior ATAQUES DE CÃES PREOCUPAM NO PARANÁ; SAIBA COMO AGIR EM SITUAÇÕES DE RISCO
Próximo SOLENIDADE HOMENAGEIA BOMBEIROS E DEFESA CIVIL PELA ATUAÇÃO NA OCORRÊNCIA DA EMPRESA ENAEX DE QUATRO BARRAS