Travessia de Guaratuba volta a ser realizada após um hiato de 12 anos


Veranistas lotaram a praia neste domingo (22) para acompanhar a tradicional travessia a nado de Guaratuba, no Litoral do Estado. O evento foi realizado após um hiato de 12 anos, e contou com a participação de um público diverso, incluindo crianças e pessoas com deficiência.

A largada foi dada às 8h em frente ao Hotel Caieiras Vila Real. Com um número recorde de inscritos, a competição contou com cerca de 300 atletas da comunidade e 50 do Corpo de Bombeiros. Os participantes competiram em diversas categorias, dos 12 aos 80 anos, divididas em três provas: 1500m, 750m e 400m.

Para o secretário estadual do Esporte, Hélio Wirbiski, a retomada foi um acontecimento importante para a economia do litoral paranaense. “O esporte é indutor do turismo. Nós temos 30 eventos desse porte no Litoral durante toda a temporada. A ideia é atrair atletas com suas famílias para que além de praticar esportes, a gente consiga criar um círculo virtuoso da economia”, destacou.

Segundo o coordenador dos Jogos de Aventura e Natureza, Jackson Douglas Almeida, a prova, que é uma tradição na cidade, é realizada desde 1987 e terá novas etapas ao longo do ano. “É uma prova de águas abertas, mas mantemos o nome por conta da tradição. Ainda teremos duas etapas dentro do calendário: uma no meio do ano, no Festival de Inverno, e outra em outubro em Angra Doce”, disse.

Ele destacou que para a retomada houve muito planejamento e a participação do Estado foi fundamental para o processo. “Estamos planejando essa prova há dois meses. O Governo do Estado entrou com toda a infraestrutura e logística para realizar a prova”, afirmou.

A ação fez parte do calendário de competições esportivas dos Jogos de Aventura e Natureza, inseridos no Verão Maior Paraná, organizados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Esporte. Para se inscrever, cada atleta doou 2 kg de alimentos, que foram doados para a Prefeitura de Guaratuba e receberão o destino mais adequado.

Anterior Com aumento de efetivo, PM inicia operação para reforçar fiscalização de áreas estratégicas
Próximo Um ano após o fim do rodízio, Região Metropolitana tem reservatórios cheios