Curitiba está prestes a dar um salto no combate ao desemprego com a formatação do Vale-Qualificação, um programa inovador da Prefeitura que vai oferecer cursos gratuitos pagos com vouchers para trabalhadores fora do mercado. E o melhor: tudo está sendo construído com a participação direta da sociedade civil, empresas e instituições de ensino.
A iniciativa, lançada em 3 de abril pelo prefeito Eduardo Pimentel e o vice-prefeito Paulo Martins, já começou a ganhar forma. Nesta terça-feira (15), a primeira de uma série de três reuniões foi realizada no UniOpet, reunindo mais de 50 representantes de empresas, centros de qualificação e da própria Prefeitura.
“É uma rede que se forma para mudar vidas. O Vale-Qualificação é mais que um projeto da Prefeitura: é um programa da cidade”, afirmou Fabiano Vilaruel, diretor de Qualificação para o Trabalho da SMDEI.
Na prática, o trabalhador poderá escolher o curso que mais se alinha com seus objetivos, e a Prefeitura bancará o valor por meio de um voucher. A ação visa gerar empregos, qualificar mão de obra e melhorar a qualidade de vida na capital paranaense.
A anfitriã da reunião, Adriana Karam, presidente do Grupo Opet, elogiou o modelo participativo: “Quando diferentes vozes constroem juntos, o sucesso é mais concreto e duradouro”.
As próximas reuniões, marcadas para os dias 22 e 29 de abril, seguirão aprofundando o debate com representantes de empresas como Electrolux, Nissei, Angeloni, Senac, Panvel e outras grandes parceiras na qualificação de mão de obra curitibana.
Foto: Valquir Aureliano/SECOM