VEREADORES DE COLOMBO ESCOLHEM NOVO PRESIDENTE DA CÂMARA NESTA TERÇA-FEIRA


Plenário da Câmara Municipal de Colombo, onde será realizada a eleição para a nova presidência. Foto | Rogério Duarte

Eleição ocorre após renúncia de Vagner Brandão devido à decisão do STF que impede reeleições consecutivas

Os vereadores de Colombo realizam, nesta terça-feira (18), a eleição para escolher o novo presidente da Câmara Municipal. A decisão ocorre após a renúncia do então presidente, Vagner Brandão, no último dia 7, em cumprimento a uma interpretação do Supremo Tribunal Federal (STF) que proíbe a reeleição para um terceiro mandato consecutivo.

Na segunda-feira (10), os 15 vereadores enviaram um ofício ao presidente interino da Casa, José Aparecido (PSD), conhecido como Ratinho de Colombo, solicitando uma sessão extraordinária para a escolha do novo presidente.

CANDIDATOS À PRESIDÊNCIA

Três vereadores disputam a vaga para presidir a Câmara Municipal de Colombo no biênio 2025-2026:

  • José Aparecido Gotardo (Ratinho) – PSD
  • Joel Bueno da Rocha (Joel Bueno) – PSD
  • José Olívio da Arcie (Zé Arcie) – PL

A votação está marcada para as 16 horas e será transmitida ao vivo pelo canal oficial da Câmara no YouTube.

MOTIVOS DA RENÚNCIA

Vagner Brandão, conhecido como Vagner da Viação, explicou em nota oficial os motivos que o levaram a deixar a presidência:
“Protocolei minha renúncia à presidência da Mesa Diretiva da Câmara Municipal de Colombo, motivada pelo entendimento do Ministro Gilmar Mendes, que impede presidentes reeleitos de continuar no cargo por mais dois anos, aplicável a todas as câmaras municipais do Brasil.”

A decisão foi tomada após uma ação popular contestar sua permanência no cargo pela quinta vez consecutiva (2017-2025). O juiz César Augusto Bochnia determinou que a reeleição sucessiva de Brandão feria a decisão do STF, que estabelece limites para reconduções seguidas na presidência das câmaras municipais.

Apesar de deixar a presidência, Brandão reafirmou seu compromisso como vereador e disse que seguirá atuando para representar os interesses da população de Colombo.

Anterior STF MANTÉM DECISÃO QUE DESCRIMINALIZA PORTE DE MACONHA PARA USO PESSOAL
Próximo TRABALHADOR CAI DO OITAVO ANDAR DE PRÉDIO EM CONSTRUÇÃO NO CENTRO DE CURITIBA