Vereadores mirins são empossados na Câmara Municipal de Colombo


Na manhã da última terça-feira, dia 23, no Plenário Presidente Tancredo de Almeida Neves foi realizada a solenidade de posse dos novos membros do Programa Parlamento Jovem, projeto do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), em parceria com as escolas estaduais cívico-militares Alfredo Chaves, Dom João Bosco e Rui Barbosa, e com o apoio da Câmara Municipal de Colombo.

Em um ambiente onde os vereadores deram espaço para os alunos eleitos, os jovens parlamentares proferiram o tradicional juramento de posse. Dessa forma, os vereadores mirins terão a oportunidade de interagir com a Câmara Municipal de Colombo, vivenciarão o processo democrático e o conhecimento das atividades do Poder Legislativo Municipal, assim como a contribuição e contato direto dos estudantes com as autoridades municipais. Com mandato de um ano de duração após a posse oficial, o Parlamento Jovem adotará o Regimento Interno da Câmara Municipal. Em breve, será realizada a eleição da Mesa Diretiva pelos vereadores mirins empossados.

Em seu discurso, o presidente do Poder Legislativo, vereador Vagner da Viação (PP) ressaltou a importância desse projeto e destacou a oportunidade que os vereadores mirins estão tendo, pois a partir das experiências vivenciadas novos líderes políticos podem surgir no município de Colombo. Desejou também um ótimo início de mandato e que os jovens parlamentares o exerçam da melhor maneira possível. “O nosso Parlamento está colhendo os seus primeiros frutos. É um momento histórico e memorável para o nosso Legislativo, pois vocês fazem parte da Primeira Legislatura do Parlamento Jovem. Sabemos que as expectativas estão altas, mas peço para que todos vocês assumam suas cadeiras no Legislativo, com muita dedicação e responsabilidade”, frisou.

Também fizeram uso da palavra, o prefeito Helder Lazarotto, o vice-prefeito Alcione Giaretton; a chefe da Seção de Gestão de Programas Institucionais do TRE-PR, Mary Natsue Ogawa; o chefe do Núcleo Regional de Educação Área Metropolitana Norte, Claus Giovani Andrade Marchiori; as diretoras dos colégios cívico-militares dos alunos empossados, Luciana Garagnani de Oliveira, Zuleide Simioni Ditzel e Marta Salazar Lopes; e a responsável pelo projeto no Colégio Cívico-Militar Dom João Bosco, professora Andrelina Dombrowski.

Além dos estudantes eleitos, o evento contou com a presença da procuradora geral do município, Greice Bodziak; do diretor Militar do Colégio Estadual Cívico-Militar Alfredo Chaves, Sargento Luiz Cesar Pauluck; dos responsáveis pelo Programa “Parlamento Jovem” nas escolas, professores Andrelina Dombrowski, Valquiria Andrade Costa e Daniel da Silva Carvalho, pais e ou/responsáveis e alunos das escolas participantes.

Durante a cerimônia, também estiveram presentes os vereadores Anderson Prego (PT), Cezinha Heua (PSL), Dolíria Strapasson (PSD), Evandro França (Republicanos), Giovani Strapasson (PTB), Joel Bueno (Rede), Marcos Dumonte (PL), Rodrigo Coradin (PTC), Professor Roger (Republicanos) e Sidinei Campos (DEM).

Na oportunidade, também prestigiaram o evento os secretários municipais de Assistência Social, Elis Lazarotto; de Comunicação Social, Onéias Ribeiro de Souza; de Meio Ambiente, José Vicente de Lima; de Esporte, Cultura, Lazer e Juventude, Ratinho Gotardo (vereador licenciado) e da Agricultura e Abastecimento, Jerônimo Strapasson.

Programa Parlamento Jovem 

No município de Colombo, o projeto envolve três escolas estaduais cívico-militares. A intenção desse projeto é despertar a consciência da cidadania e a responsabilidade como valores sociais, éticos e culturais da comunidade local nos estudantes. A iniciativa permite, aos jovens parlamentares, promover o exercício da cidadania e despertar o interesse pela participação política e pelo processo democrático.

Anterior Prefeitura abre edital para o maior concurso da história de Colombo
Próximo Trabalhos de alunos são selecionados em Prêmio MPT na Escola