O Jornal Metropolitano teve acesso a vídeos que mostram o acidente registrado na manhã desta quinta-feira (8) no cruzamento das avenidas Iraí e Camilo de Lellis, em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. A colisão envolveu um trem de carga, uma carreta carregada com farinha, dois carros e uma motocicleta. Uma pessoa morreu e outra ficou gravemente ferida.
A Polícia Civil do Paraná, por meio da Delegacia de Pinhais, instaurou inquérito para apurar as circunstâncias do acidente. Segundo o delegado Lucas Maia, a investigação já está em andamento.
“Na manhã de hoje, tivemos uma tragédia em Pinhais, onde um trem atingiu um caminhão. Uma pessoa, que estava numa motocicleta, veio a óbito, e sua companheira está em estado gravíssimo no hospital”, relatou o delegado. Ele ainda confirmou que “dois carros também foram atingidos” e que “todas essas pessoas foram conduzidas à delegacia para prestar suas versões sobre os fatos”.
Ainda conforme Maia, há versões contraditórias entre os envolvidos.
“O pessoal da empresa afirma que seguiu todos os trâmites de segurança preventiva. Por outro lado, as pessoas que estavam nos veículos dizem que não viram nem ouviram qualquer sinal luminoso ou sonoro na passagem de nível”, destacou.
Diante disso, a polícia busca imagens de câmeras de segurança da região para verificar se os protocolos foram realmente seguidos. “Estamos apurando se o funcionário que deveria estar ali sinalizando a chegada do trem realmente estava no local”, acrescentou.
Caminhão bloqueou visão e causou múltiplos impactos

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o caminhão foi arrastado por cerca de 30 metros após a colisão. A carreta teria bloqueado a visão dos demais condutores que cruzavam o local. A moto foi atingida na sequência. O condutor morreu no local, e a passageira foi encaminhada em estado grave ao Hospital do Trabalhador.
No total, 12 bombeiros atuaram com sete viaturas no resgate. Outras três pessoas envolvidas no acidente recusaram atendimento médico. O local foi isolado pela Polícia Militar e o corpo da vítima foi recolhido pelo Instituto Médico Legal (IML).
O que diz a Rumo?
Em nota, a concessionária Rumo lamentou profundamente o acidente e afirmou que o caminhão “atravessou de forma imprudente e em total desrespeito às leis de trânsito” uma passagem em nível “devidamente sinalizada”. Segundo a empresa, o maquinista “acionou a buzina e os freios de emergência”, mas não foi possível evitar o impacto.
A empresa ressaltou que realiza campanhas frequentes de conscientização sobre segurança ferroviária e que o tráfego no local só será normalizado após a retirada dos veículos e a recuperação da via. “Mesmo com os esforços em conscientização, atitudes imprudentes infelizmente persistem”, afirma o texto.
Espaço – Jornal Metropolitano
O Jornal Metropolitano busca contato com a empresa responsável pela carreta envolvida no acidente. O espaço segue aberto para manifestações e esclarecimentos.
Veja os vídeos, abaixo: