VITÓRIA DA COMUNIDADE: COPEL SUSPENDE DEMOLIÇÃO DE CASAS EM ALMIRANTE TAMANDARÉ POR 60 DIAS

ALMIRANTE TAMANDARÉ

Após intensa pressão popular e um protesto em frente à prefeitura, a Copel suspendeu, por 60 dias, a demolição de aproximadamente 170 casas no bairro Parque São Jorge. A decisão foi anunciada nesta terça-feira (22), após uma reunião entre representantes da companhia e moradores da região. A ação de reintegração de posse, que já havia resultado na derrubada de pelo menos cinco casas e em ordens de despejo para 48 famílias, teve início na semana passada por determinação da 2ª Vara Cível de Almirante Tamandaré.

Em um comunicado oficial, Luciana Borges Pereira, gerente do Departamento de Gestão Imobiliária da Copel, informou que a suspensão foi adotada para “mitigar, dentro do possível, eventuais impactos sociais da execução da medida”. O prazo de 60 dias úteis poderá ser prorrogado por mais 30 dias úteis, considerando as circunstâncias de cada caso.

A Copel reitera que a área em questão, no município da Região Metropolitana de Curitiba, foi desapropriada em 1978 e é utilizada para uma linha de transmissão de 31 km que conecta as subestações Santa Mônica (Colombo) e Pilarzinho (Curitiba), em operação desde 2007. A empresa argumenta que a ocupação dessas áreas irregulares oferece riscos à segurança e à saúde dos moradores, devido à alta tensão da rede energizada.

LEIA MAIS NO METROPOLITANO
– Leia todas as notícias de Pinhais
– Leia todas as notícias de Rio Branco do Sul
– Leia todas as notícias de Quatro Barras
– Leia todas as noticias de Cerro Azul
– Leia todas as notícias de Piraquara
– Leia tudo sobre empreendedorismo no Brasil

PROTESTO E BUSCA POR SOLUÇÃO DEFINITIVA

Antes do anúncio da suspensão, moradores organizaram um protesto em frente à prefeitura de Almirante Tamandaré. O ato contou com o apoio e a participação do deputado estadual Renato Freitas (PT) e do deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR), que se uniram à comunidade na defesa do direito à moradia.

A reunião desta terça-feira contou com a presença de representantes da Copel, da prefeitura, do Governo do Paraná e da Polícia Militar.

Anterior PIRAQUARA CONQUISTA R$ 74 MILHÕES PARA OBRAS HISTÓRICAS DE PAVIMENTAÇÃO
Próximo PCPR LEVA SERVIÇOS E ORIENTAÇÕES À POPULAÇÃO DE RIO BRANCO DO SUL E SÃO JOSÉ DOS PINHAIS NESTA SEMANA